INSS inaugura novo edifício em Marracuene com vista aproximar serviços à comunidade

Maputo (O Destaque) – O município de Marracuene testemunhou, na quarta-feira, (16.07) a inauguração da nova e moderna delegação distrital do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS).

O edifício imponente construído de raiz, representa um avanço expressivo na aproximação dos serviços públicos à população e na melhoria das condições de atendimento para trabalhadores formais e informais, bem como para os pensionistas deste novo município, localizado na província de Maputo.

O Edil de Marracuene, Shafee Sidat, visivelmente emocionado, destacou o impacto directo que o novo edifício distrital terá na vida dos munícipes.

Para quem tinha que sofrer ir à Manhiça para ir resolver sempre os nossos problemas, a partir de agora, o problema da nossa população passou a estar mais próximo para resolução.” Sidat reforçou ainda que este novo edifício materializa um sonho antigo dos trabalhadores formais e informais deste distrito e é o reforço do compromisso do Governo em aproximar os serviços públicos às comunidades.

A Ministra do Trabalho, Gênero e Acção Social, Ivete Alane, em seu discurso, sublinhou a relevância da infraestrutura para a qualidade de vida dos cidadãos.

Este edifício tem condições de atendimento para as pessoas que tanto precisam. É acessível para todos e tem melhores condições comparando com a antiga delegação”, afirmou a Ministra, reiterando o compromisso do Governo em proporcionar um serviço público mais humano e eficiente.

A inauguração em Marracuene não é um caso isolado, mas sim parte de um vasto plano de expansão e modernização do INSS em todo o território nacional, dai que, Ivete Alane, enfatizou o esforço contínuo do INSS para optimizar os seus serviços.

Este investimento integra um esforço nacional do INSS para acabar com arrendamentos, reduzir custos e garantir um ambiente de trabalho mais adequado para os seus funcionários e, acima de tudo, um serviço mais humanizado para os utentes“, explicou Alane.

E, é mesmo com intuito de querer alastrar os seus serviços, o Instituto Nacional de Segurança Social vai construir mais delegações.

Este esforço permitiu ao INSS construir e colocar em funcionamento, em todo o país, 12 delegações distritais e 34 postos de atendimento. Estão ainda em curso as obras para mais 14 delegações e 27 novos postos de atendimento.

A modernização do INSS vai além da construção de infraestruturas, com a implimentacao de sistemas de inovação tecnológica que têm transformado a experiência dos utentes.

O INSS tem sabido evoluir e modernizar-se. Destacamos, com orgulho, a informatização dos seus serviços, o desenvolvimento de plataformas inovadoras como o M-Contribuição, Meu Número no INSS prova de vida biométrica e a certidão de quitação automatizada, que tornam o sistema mais rápido, transparente e acessível”, sublinhou a titular da pasta de Trabalho Género e Accão Social.

Essas inovações são particularmente elogiadas pelos beneficiários. Lionel Fumo, representante dos pensionistas do distrito de Marracuene, não escondeu a satisfação da sua classe.

Saudamos ainda mais o Instituto Nacional de Segurança Social, pelo pagamento das pensões nas nossas contas bancárias, pois assim levantamos o nosso dinheiro em qualquer banco e a qualquer hora.” Fumo também incentivou o INSS a continuar as melhorias, citando “a forma rápida de realização da prova de vida dos pensionistas e ainda, por ser possível fazer a prova de vida em qualquer delegação ou posto de atendimento do Instituto Nacional de Segurança Social. Estamos satisfeitos com todas estas inovações.”

Apesar dos avanços, a Ministra Ivete Alane aproveitou a ocasião para lançar um apelo sincero à sociedade: a importância de assegurar a protecção social para todos os trabalhadores, especialmente aqueles em sectores informais.

Aproveito esta ocasião para lançar um apelo sincero e directo a todos os que aqui se encontram e que empregam trabalhadores nas suas casas, nas suas machambas ou nos seus pequenos negócios. Sabemos que, quando perdem a capacidade de trabalhar por doença, idade ou acidente, sem protecção social correm sério risco de cair numa situação de extrema vulnerabilidade e pobreza. Por isso, insto aos empregadores a incentivarem e facilitarem a inscrição destes trabalhadores como trabalhadores por conta própria no INSS. O processo é simples, acessível e garante-lhes uma rede mínima de protecção para o presente e para o futuro”, sentenciou à Ministra.

Em Marracuene, conta com 30 mil trabalhadores inscritos, cerca de 700 trabalhadores por conta própria e mais de 2 mil pensionistas. Números revelam um crescimento gradual e sustentável do sistema de segurança social nesta parcela da província.

Na Província de Maputo, o INSS conta com oito delegações distritais, nomeadamente: Marracuene, Machava, Manhiça, Magude, Namaacha, Moamba (em Ressano Garcia), Matutuine e Boane. As outras quatro postos de atendimento em Xinavane, Bela Vista, Vila da Moamba e Sabié, um investimento que reflecte o compromisso da instituição em garantir uma segurança social mais próxima e mais acessível.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *