Maputo (O Destaque) –em um discurso vibrante e carregado de ambição, o Presidente da República destacou hoje, (13.08), na Assembleia Geral do Africa50, que Moçambique está pronto para se posicionar como um dos principais motores de crescimento e integração no continente africano.
Segundo o Chefe de Estado, a adesão do país ao Africa50, em 2024, marca uma nova era de investimentos estratégicos em energia, transportes, digitalização e logística, setores vistos como pilares para transformar os vastos recursos naturais em prosperidade para o povo moçambicano.
Relembrando o encontro histórico com o Presidente Adesina, o líder moçambicano afirmou que o país está “aberto ao mundo” e pronto para atrair capital para projectos que conectem Moçambique aos grandes corredores de desenvolvimento da África Austral Maputo, Beira e Nacala.
“Temos energia, temos uma localização estratégica e temos um povo resiliente e trabalhador. Esta é a nossa hora de mostrar ao mundo o verdadeiro potencial de Moçambique”, declarou o Presidente, garantindo que o governo vai continuar a promover infraestruturas resilientes, comércio livre e integração digital para fortalecer a competitividade regional.
Chapo, também, destacou a assinatura de memorandos para impulsionar a industrialização africana e a criação de fronteiras de paragem única, facilitando o comércio no continente.
Com mais de 2.500 km de costa e acesso direto aos grandes mercados globais, Moçambique surge como a nova porta de entrada para negócios e desenvolvimento em África.
