Moçambique vai sair da lista de alto risco da União Europeia

Maputo (O Destaque) – A União Europeia (UE) confirmou que irá retirar Moçambique da sua lista de países terceiros de alto risco, em reconhecimento pelos “esforços significativos” do país no combate ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo.

A decisão surge na sequência da recente saída de Moçambique da “lista cinzenta” internacional do Grupo de Acção Financeira (GAFI).

Em comunicado emitido em Maputo e consultado pelo jornal Destaque, a delegação da UE refere que, após a retirada da lista do GAFI, “a UE confirma que tem requisitos adicionais para a retirada do país da sua própria lista de países terceiros de alto risco”.

Assim que as etapas processuais necessárias da UE forem concluídas, Moçambique também será removido da lista da EU”, le-se no documento.

A União Europeia aproveitou para “felicitar o Governo de Moçambique pelos esforços significativos levados a cabo para dar resposta aos pontos” do plano de acção definido com o GAFI, destacando que estas acções contribuíram para “reforçar o seu quadro de combate ao branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo”.

Para sair da lista tenebrosa, Moçambique teve que trabalhar arduamente, durante os últimos dois anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *