Lichinga( O Destaque) Um jovem de 39 anos suicidou-se no bairro de Muchenga 1, na cidade de Lichinga, província do Niassa. Antes do ocorrido, a vítima enviou uma mensagem de despedida aos amigos, onde demonstrava desespero com a vida.
Na mensagem, ele escreveu: “Bom dia, Mano. Eu já não aguento viver nessa terra. Vejo que vale a pena despedir de vocês que me apoiaram nesses momentos difíceis da minha vida aqui na terra. Não é por mal, avisa a tua cunhada que já vou-me embora para o céu. Tenha boa vida, nos veremos mais em breve. Para os meus filhos, que me perdoem.”
A esposa do falecido contou que havia abandonado a casa dias antes devido aos comportamentos do marido. “Ele só estava a beber, não comprava comida para a criança, e daí eu já não estava a aguentar. A fonte acrescentou: “Vou para casa da minha mãe, vou ficar alguns dias até você mudar de comportamento.”
Ela ainda relatou que, antes do incidente, o marido chegou a levar os filhos para comprar algumas coisas e depois ligou, pedindo que ela voltasse para casa. “Quando eu saí de casa, corri e encontrei essa situação”, desabafou.
Um dos amigos que esteve com o jovem na noite anterior ao suicídio disse que ele parecia calmo, mas algo estava errado. “Ontem fui assistir um jogo no bar, encontrei ele lá. Ele é meu companheiro, meu amigo. Ele somente me saudou, ficou no silêncio, mas estava muito calmo. Nós estivemos juntos até à meia-noite, depois cada um foi para sua casa.”
Na manhã seguinte, o amigo recebeu a notícia chocante. “Fiquei surpreso quando um dos meus companheiros me ligou a dizer que o homem se tinha matado. Machucou-me muito, porque ontem estávamos juntos e hoje já não está.”
Outro amigo revelou que recebeu uma mensagem preocupante às 3h59, onde o jovem dizia: “Não estou aguentando pela vida, a vida é difícil.” Imediatamente, ele correu para a casa do amigo, mas já era tarde.
