Obras de asfaltagem que ligam Cuamba-Malema prometem impulsionar à economia
Maputo (O Destaque)-
Na última segunda-feira, o distrito de Cuamba testemunhou um marco significativo para a conectividade e desenvolvimento da região norte do país. O Ministro de Transportes e Logística, João Matlombe, liderou a cerimónia de lançamento da primeira pedra para a pavimentação da estrada que ligará Cuamba a Malema.
O projecto orçado em 24.4 milhões de Euros, abrangerá um troço de aproximadamente 118 quilómetros, dos quais 69 km já se encontram asfaltados. A intervenção contemplará 21 km na província do Niassa e 9 km na província de Nampula.
A previsão é que as obras se estendam por dois anos.
Durante o evento, o Ministro Matlombe apelou à “seriedade” da empresa responsável pela execução dos trabalhos e solicitou à população local que “seja vigilante” para garantir o bom andamento das obras Adicionalmente, destacou que a construção da estrada representa uma “oportunidade de emprego para os próximos anos” para os jovens de Cuamba e Malema.
O governante sublinhou a importância estratégica da infraestrutura para o “corredor de desenvolvimento da zona norte do país” e para os países vizinhos da SADC. “A asfaltagem desta região vai impactar significativamente esta região, vai garantir a produção agrícola, vai facilitar a importação de bens e permitir a circulação de pessoas com maior comodidade e ao desenvolvimento espacial e aumento do uso do Porto de Nacala”, afirmou Matlombe.
Com a conclusão desta obra, a província do Niassa passará a contar com cerca de 900 quilómetros de estradas asfaltadas, impulsionando o progresso e a integração da região.
