Maputo (O Destaque) – A Linhas Aéreas de Moçambique (LAM) acaba de integrar um novo aparelho na sua frota, um Airbus A319, adquirido em regime de aluguer (leasing) junto de uma empresa da Ucrânia. A medida visa reforçar a capacidade da companhia de bandeira moçambicana no transporte aéreo.
Com capacidade para 144 passageiros, este Airbus A319 junta-se aos restantes aparelhos da frota, mas não faz parte do lote de cinco aeronaves cuja aquisição definitiva a LAM pretende efectuar até Dezembro próximo.
Segundo fonte próxima da transportadora, que falou ao Destaque, a nova aeronave será integralmente operada por uma tripulação ucraniana. O acordo de aluguer inclui, igualmente, a garantia dos serviços de manutenção e o seguro da aeronave, desonerando a LAM de parte da responsabilidade operacional.
Com esta adição, a frota da companhia passa a ter seis aviões alugados e uma aeronave própria, o aparelho do tipo Q400 que foi adquirido recentemente. Este reforço temporário através do aluguer permite à LAM responder de forma mais célere à crescente demanda de mercado e colmatar eventuais rupturas operacionais
