Tanzânia, inicia votação antecipada com normalidade e a candidata corre “sozinha” na pista da votação e seu opositor ainda continua na “jaula”  

Maputo (O Destaque) -A chuva marcou presença, mas não foi suficiente para travar o arranque da votação antecipada das Eleições Gerais de Zanzibar, que decorre hoje com normalidade e civismo. O processo teve início em várias zonas das ilhas de Unguja e Pemba, com destaque para a sede da Comissão Eleitoral de Zanzibar (ZEC), em Maisara, onde o ambiente foi descrito como “calmo e ordeiro”.

O Presidente da ZEC garantiu à imprensa que o exercício está a ser conduzido em estrita observância da Lei Eleitoral de Zanzibar, reafirmando o compromisso da comissão com a integridade do processo. “Este é um exercício legal, executado para assegurar que todos os cidadãos com funções especiais no dia 29 de Outubro possam também exercer o seu direito de voto”, explicou.

A votação antecipada é destinada a supervisores eleitorais, funcionários da comissão e membros das forças de segurança cidadãos que, no dia das eleições gerais, estarão ocupados a garantir o bom desenrolar do escrutínio. A possibilidade de votarem antecipadamente reflecte o esforço das autoridades em manter o equilíbrio entre o dever profissional e o direito democrático.

Com o reforço dos mecanismos de segurança em todas as estações de voto, a ZEC quer garantir um processo livre de interferências. O presidente da comissão lançou ainda um apelo à população para que mantenha a calma, promova a paz e respeite os princípios democráticos durante o período eleitoral.

O arranque pacífico da votação antecipada, mesmo sob condições meteorológicas desafiadoras, democrática no contexto  eleições gerais marcadas para amanhã. A ZEC espera que o mesmo espírito de tranquilidade prevaleça até à conclusão de todo o processo eleitoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *