Tragédia em lago: jovem morre afogado durante festival das estrelas

Maputo (O Destaque) -O que deveria ser uma celebração de arte e cultura terminou em luto na província do Niassa. Agostinho Assane, cidadão residente na comunidade de Malemia, distrito de Sanga, perdeu a vida por afogamento durante as celebrações do Festival das Estrelas, realizadas no município de Lago.

Contactado pelo O Destaque, o director provincial da Cultura e Turismo, Fiel Adia, confirmou o trágico incidente. “A informação é real, aconteceu. Foi levado e identificado, a família foi informada, e hoje será realizado o funeral, pelas 9 horas”, afirmou.

Fiel Adia garantiu que as autoridades provinciais estão a acompanhar o caso de perto e a prestar a devida assistência à família enlutada. “Estivemos lá ontem, para garantir as cerimónias fúnebres”, disse.

Sobre as medidas de segurança no evento, o director destacou que foram adotadas acções robustas para prevenir situações do género, envolvendo entidades como o INSTRASMAR e o INAMAR. Contudo, reconheceu que certos acontecimentos são imprevisíveis. “As condições estavam criadas. Essas coisas ninguém prevê, aconteceu não porque não havia condições.”

Apesar do luto, Adia destacou que o evento decorreu com normalidade. “Tirando este caso, o festival correu bem, não houve nenhum dano adicional. A população estava satisfeita. Estavam presentes autoridades de segurança, saúde e equipas de primeiros socorros.

O Festival das Estrelas foi organizado para promover a cultura local, mas ficou manchado por esta perda irreparável.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *