Tete (O Destaque) – O Presidente da República, Daniel Chapo, orienta na manhã desta segunda-feira a cerimónia de abertura do XII Festival Nacional da Cultura (FNC), que decorre na cidade de Tete até ao dia 22 de Agosto. O evento marca o início da fase final do maior encontro cultural do país, celebrado este ano sob o lema: “50 Anos Consolidando a Unidade Nacional e a Paz Através da Cultura”.
O festival surge em homenagem ao cinquentenário da Independência Nacional e destaca-se como um espaço de promoção da coesão social, inclusão e desenvolvimento sustentável, através da preservação do património e da valorização da diversidade cultural moçambicana.
De acordo com a Presidência da República, o evento está alinhado com os principais instrumentos de planificação estratégica do país, nomeadamente a Estratégia Nacional de Desenvolvimento (ENDE 2025–2044), o Plano Quinquenal do Governo (PQG 2025–2029) e o Plano Económico e Social e Orçamental do Estado (PESOE 2025).
A realização do festival conta com o envolvimento activo de diversos sectores da sociedade, incluindo o sector público, privado, juventude, fazedores culturais, sociedade civil e órgãos de comunicação social. O XII Festival Nacional da Cultura é descrito como uma expressão viva do orgulho nacional e do papel unificador da cultura moçambicana, reafirmando a sua centralidade na construção da paz e da identidade colectiva.
