Doha, Qatar (O Destaque) A maior base militar dos Estados Unidos no Médio Oriente, Al Udeid, no Qatar, foi alvo de um ataque com mísseis lançados pelo Irão na noite desta segunda-feira (23/06). A operação, batizada de “Anunciação da Victória” pelo Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC), marca o início da retaliação iraniana aos bombardeamentos norte-americanos que destruíram três instalações nucleares do Irão no sábado (21/06).
Seis mísseis balísticos foram disparados contra Al Udeid, segundo a Axios, com explosões ouvidas em Doha, a 30 km da base.
O Irão afirmou que o número de mísseis corresponde ao de bombas usadas pelos EUA no ataque a Fordow, Natanz e Isfahan.
O Qatar declarou que seus sistemas de defesa aérea interceptaram os mísseis, evitando vítimas ou danos graves.
O ataque ocorre após o presidente Donald Trump ordenar a Operação Martelo da Meia-Noite, que mobilizou bombardeiros furtivos B-2 e bombas “antibunker” GBU-57 para destruir instalações nucleares iranianas. O Pentágono afirmou que os alvos sofreram “danos extremamente graves”.
O Irão, porém, minimizou os estragos e prometeu uma resposta “devastadora”. O presidente iraniano Masoud Pezeshkian advertiu “Não começámos esta guerra, mas não deixaremos a agressão sem resposta”.
Qatar Condenou o ataque como uma “violação flagrante da soberania” e exigiu o retorno à diplomacia.
O presidente Trump reuniu-se com sua equipe de segurança nacional e alertou que qualquer nova retaliação será enfrentada com “força ainda maior”.
