Maputo (O Destaque) – A Federação Moçambicana de Futebol (FMF) acaba de anunciar que o Estádio Nacional do Zimpeto foi reprovado pela Confederação Africana de Futebol (CAF) para competições sob a sua égide e da FIFA. A decisão foi tomada após duas inspecções da CAF, que identificaram várias deficiências no estádio, incluindo o estado do relvado e outras anomalias que não cumprem os padrões exigidos.
Numa nota partilhada ao nosso jornal, a FMF lamenta a decisão diz que “apesar de ter feito “fez um esforço significativo para garantir a aprovação do estádio”, mas, infelizmente, foi reprovado. A federação mobilizou recursos e colaborou com as autoridades para atender às exigências da CAF. No entanto, a FMF tem agora até 7 de Março de 2025 para indicar um estádio alternativo para o jogo de qualificação para o Mundial 2026 contra o Uganda. A seleção nacional terá que jogar fora do país.
A FMF está a explorar opções no estrangeiro para garantir que o jogo seja realizado em condições adequadas. A notícia é um revés para o futebol nacional e levanta questões sobre o estado da infraestrutura desportiva do país.
A reprovação do estádio acontece menos de quatro semanas após a visita de Caifadine Manasse, o recém indicado ministro da juventude e desportos, à infraestrutura. Caifadine passou do estádio, pisou o revaldo e visitou os compartimentos da casa. Mas, em menos de um mês de sua visita, vem esta decisão. Será uma maldição?
