Casos de Mpox continuam a aumentar e Niassa mantém-se como epicentro

Maputo (O Destaque) – O número de casos de Mpox (anteriormente conhecida como varíola dos macacos) continua a crescer no país, com mais quatro novos casos positivos registados na província do Niassa, especificamente no distrito de Lago. Com este acréscimo, a província totaliza agora 38 casos, mantendo-se como a mais afectada no país.

De acordo com o mais recente boletim do Ministério da Saúde, divulgado na noite de domingo (10), foram identificados 12 casos suspeitos da doença, dos quais quatro na província de Gaza, três em Manica, dois na Zambézia, e um em cada uma das províncias de Maputo, Tete e Nampula.

Das 33 amostras analisadas entre sábado e domingo, quatro testaram positivo todas em Niassa. A província de Maputo mantém três casos positivos, enquanto Manica continua com dois.

Até ao momento, o país contabiliza 137 casos activos sob vigilância médica. Foram ainda rastreados 186 contactos, com 134 sob acompanhamento das autoridades sanitárias. Há registo de dois pacientes recuperados e, felizmente, nenhuma morte atribuída à doença foi registada até à data.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *