EM TETE VULCAN “DISTRIBUI POEIRA”, EM MAPUTO FÁRMACOS

Maputo (ODestaque) – O Ministério da Saúde recebeu, esta sexta-feira, uma doação de aproximadamente seis mil litros de iodopovidona, proveniente da multinacional indiana Vulcan, que actua na exploração de carvão mineral em Moatize, na província de Tete.

Enquanto a população de Tete expressa preocupações sobre a poluição ambiental gerada pela actividade da empresa, que representa um grave risco à saúde pública, em Maputo a Vulcan continua a fortalecer suas parcerias com o Governo moçambicano por meio de contribuições.

A iodopovidona é amplamente utilizada para desinfectar pequenos ferimentos e preparar a pele antes de cirurgias, devido à sua potente capacidade microbicida.

Durante um evento, o ministro da Saúde, Ussene Isse, destacou que essa doação é extremamente valiosa e chega num momento crítico, já que muitas unidades de saúde enfrentam carências devido a saques e vandalismos. “Hoje comemoramos a oferta de cerca de seis mil litros de iodopovidona, que nos permitirá operar com mais tranquilidade pelos próximos seis a oito meses”, afirmou Isse.

O ministro também garantiu que farão todo o possível para que essa doação beneficie diretamente a população. “Estaremos vigilantes para que esse medicamento permaneça dentro do circuito do Ministério da Saúde e atenda efetivamente nosso povo”, ressaltou.

Isse concluiu afirmando que a doação representa um importante avanço no fortalecimento dos insumos essenciais nas unidades sanitárias do país. Mas o grande paradoxo prevalece. Em Tete a Vulcan é “detestada” pela população, em Maputo é amada pelas autoridades.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *