Maputo (O Destaque) – O académico e escritor Filipe Caetano Guente lançou, na noite desta quarta-feira, em Maputo, a obra intitulada “Introdução à Indústria de Petróleo”. É um livro técnico-científico que retrata de forma exaustiva a génese, os avanços e as perspectivas para o sector em Moçambique.
Esta é a primeira obra moçambicana sobre a indústria do petróleo no País e que servirá de guia essencial para os profissionais ligados à indústria petrolífera, académicos, pesquisadores da área bem como estudantes.
“O sentimento é naturalmente de satisfação e igualmente de missão cumprida. A par de espelhar a concretização de um sonho, representa também o meu modesto e singelo contributo para ampliar a discussão em torno deste tema estruturante. É uma área de saber fascinante e de um poder transformador singular. É um sector de relevância incomensurável, mormente pelo enorme potencial de contribuir para o desenvolvimento da economia de qualquer País, não sendo a de Moçambique uma excepção. A obra servirá, sem dúvida, de importante ferramenta para os técnicos moçambicanos que lidam com a indústria petrolífera. Reconheço que, como Nação, demos passos significativos e a esta altura importa apostar na contínua consolidação”, disse Filipe Guente.
A obra traz uma abordagem técnica em torno das principais temáticas que dominam o sector com destaque para: Formações rochosas/hidrocarbonetos; Noções de geodinâmica; Prospecção petrolífera, offshore & onshore; Magnetometria; Prospecção e refracção sísmica no alto mar; Tipos de jazigos; Perfuração rotary; Refinaria; Tipos de refinarias ; Instrumentação e sala de controlo; Expedição de produtos petrolíferos; Serviços auxiliares; Manutenção; Questões de segurança; petrolífera Comercialização de produtos petrolíferos; Comportamento do transporte dos produtos acabados; bem como Upstream & downstream.
A apresentação da obra coube ao escritor e poeta Juvenal Bucuane, para quem o ensaio representa um enorme contributo para colmatar o défice de material bibliográfico sobre a temática pensado por especialistas moçambicanos e produzido localmente.
Filipe Caetano Guente, natural da Beira, província de Sofala, é Licenciado em Direito e em Tradução e Interpretação Inglês e Português (vice-versa); possui uma pós-graduação em Direito de Propriedade Intelectual; e frequentou o curso de petróleos na Escola Central de Ngunza, Província de Kwandza-Sul na República de Angola.
É advogado inscrito na Ordem dos Advogados de Moçambique; Árbitro pelo Centro de Arbitragem Conciliação e Mediação; frequentou o curso de contratos para sector de petróleos em Londres, Reino Unido; é Agente Oficial da Propriedade Industrial, pelo Instituto de Propriedade Intelectual; e trabalhou cerca 35 anos numa empresa do ramo petrolífero em Moçambique.
A obra contém 179 páginas e a produção esteve a cargo da Escolar Editora.
