ENH APOIA HCM COM EQUIPAMENTO HOSPITALAR

O Destaque (Maputo) – O Hospital Central de Maputo (HCM) recebeu, esta quinta-feira, um novo aparelho de ecografia e sonografia mamária, doado pela Empresa Nacional de Hidrocarbonetos (ENH). O equipamento de última geração fortalecerá a capacidade de diagnóstico do câncer de mama na maior unidade sanitária do país, com o objectivo de reduzir o tempo de espera das pacientes.

Segundo o Administrador Executivo da ENH, Lovemore Chibaya, o apoio ao Sistema Nacional de Saúde, em particular à saúde da mulher, é uma das prioridades da empresa e reflecte seu compromisso com a responsabilidade social e corporativa.

“É a primeira vez que fazemos este gesto. Além do sector da saúde temos apoiado outras áreas de impacto na vida das comunidades. Esperamos que este aparelho responda às necessidades do hospital”, afirmou.

Em representação da direção do HCM, o médico cirurgião e director da Unidade da Mama, Jotamo Come, explicou que o aparelho entregue vai reforçar a capacidade de resposta à demanda por diagnóstico e tratamento, não só do câncer de mama como também de outras patologias de fórum oncológico, como o câncer do colo do útero.

“Com este novo ecógrafo, estaremos em condições de atender mais pacientes e em pouco tempo. Recebemos por semana perto de 100 doentes de cancro da mama e mais de 150 pacientes com outros tipos de cancro que também poderão se beneficiar deste equipamento,” detalhou o médico especialista.

Jotamo Come explicou ainda que o ecógrafo é um aparelho que emite ondas de ultrassom para obter imagens de órgãos internos. Conhecido também como aparelho de ultrassonografia, a ecografia mamária é utilizada para avaliar a mama, detectar alterações como nódulos, cistos ou abscessos. É um exame crucial para rastrear o câncer de mama, em conjunto com a mamografia, de modo a confirmar sinais suspeitos de malignidade.

Após a entrega oficial do equipamento, os representantes da ENH e outros convidados tiveram a oportunidade de visitar a Unidade da Mama e verificar as condições de atendimento e o nível de demandas pelos serviços.

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