GUEBUZA INSTA À AGENDA PARA VALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE CULTURAL

O Antigo Presidente da República, Armando Guebuza, entende ser da responsabilidade do Estado promover programas que poderão contribuir para a valorização da identidade cultural de Moçambique.

Armando Guebuza discursava na qualidade de orador principal da XI Oficina de Linguística, Literatura e Educação, evento que se enquadra nas celebrações do vigésimo quinto aniversário do Dia Internacional da Língua Materna.

A efeméride ocorre numa altura em que Moçambique se depara com algumas limitações para a inserção de línguas nacionais no sistema de educação.

Para o antigo chefe de Estado, homem que também já ocupou a pasta de secretário de Estado para Educação, no período pós-colonial há necessidade de dar-se mais ênfase às actividades culturais, no caso de festivais nacionais como imperativo para exaltação da identidade linguística e cultural.

“É importante que o Estado possa impulsionar programas que estimulem uma agenda baseada na valorização da nossa autoestima. Dos jogos escolares, aos festivais nacionais de cultura, do ensino bilingue… é fundamental continuarmos a celebrara a nossa diversidade como um factor de unidade e forca”, defendeu Guebuza.

Guebuza afirmou ainda, que a realização dessas actividades ajudaria na identificação da vasta e rica diversidade cultural do país, que, nos últimos tempos, tem estado a sofrer “mutações” dada a “globalização”.

Já a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), entende que a solução para valorização de línguas maternas, passa pela produção manuais de ensino em línguas maternas e estimular o uso das mesmas na ciência e tecnologia.

“A UNESCO reconhece o trabalho árduo que se tem levado para a valorização das línguas maternas em Moçambique, mas persistem alguns desafios. Precisamos fortalecer a educação bilingue, apoiar a produção de matérias escolares, em línguas locais e incentivar o uso delas na ciência, tecnologia e administração publica”, afirmou a representante da UNESCO.

O dia internacional da Língua Materna e anualmente celebrado em 21 de Fevereiro, como forma de promover a conscientização sobre a diversidade linguística e cultural e para promoção de multilinguismo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *