Niassa (O Destaque) –Num cenário marcado por desafios sociais e económicos, dois jovens do posto administrativo de Maniamba, no distrito do Lago Niassa, estão a escrever uma nova história de resiliência e inovação rural. Nito Manuel e João Momade, agricultores por vocação e empreendedores por necessidade, decidiram combater o défice de hortícolas no mercado local através de uma abordagem simples, mas transformadora; investir na horticultura.
Conhecida como o “celeiro do distrito”, Maniamba tem potencial agrícola que, por vezes, esbarra na falta de aproveitamento juvenil. No entanto, Nito e João mostram que com coragem, terra e visão, é possível gerar impacto comunitário. Numa visita feita pela equipa da TV-LAGO NIASSA, os jovens partilharam como transformaram pequenos espaços de cultivo em fontes constantes de alimentos frescos e variados.
Nas suas machambas, é possível encontrar alface, couve, repolho, cenoura, pimento, cebola e tomate produtos que não apenas abastecem o distrito, mas contribuem também para a segurança alimentar de muitas famílias locais. “Queremos mostrar que a terra pode ser solução, não problema”, diz Nito, ao lado de um canteiro bem tratado.
