Maputo (O Destaque)-Nos mapas de voo da Linhas Aéreas de Moçambique (LAM), uma nova rota traça um caminho diferente. A partir de 8 de Abril, a ligação directa entre Maputo e a cosmopolita Cidade do Cabo fará uma pausa estratégica. A decisão, anunciada pela companhia de bandeira, ecoa um plano de reestruturação ambicioso, onde a optimização da rentabilidade e a eficiência da gestão assumem o protagonismo.
Numa dança entre o azul do céu e as planilhas financeiras, a LAM explica que esta redefinição de percursos é fruto de uma “avaliação exaustiva” do desempenho de suas rotas. O foco, agora, parece inclinar-se para fortalecer as conexões dentro do país, tecendo uma aérea mais robusta no território nacional. A ponte aérea regional que liga Maputo a Joanesburgo, um corredor vital, permanece inalterada, sublinhando sua importância estratégica.
Para aqueles que já tinham planos de rumar à África do Sul após a data da suspensão, a LAM garante que as condições estão a ser afinadas para honrar os bilhetes já adquiridos, assegurando que os sonhos de viagem não caiam por terra.
Esta movimentação da LAM não é um evento isolado. Relembra a recente suspensão da rota Maputo-Lisboa, um voo de longo curso que, apesar das expectativas, acumulou perdas significativas. Na época, a voz da companhia ecoou a necessidade de “organizar a casa” primeiro, priorizando a estabilidade e a regularidade dos voos domésticos antes de aventurar-se em rotas de maior envergadura.
A entrada da sul-africana Fly Modern Ark (FMA) na gestão da LAM, em abril do ano anterior, sinalizou um período de reestruturação que agora se materializa em decisões estratégicas como esta. O Boeing 777 que cruzava o Atlântico, fruto de uma parceria, deu lugar a uma análise fria dos números, levando à conclusão de que a operação, alimentada pelos recursos do mercado interno, havia atingido um ponto de insustentabilidade as LAM
Assim, a LAM levanta voo em direcção a um futuro onde a rentabilidade e a gestão eficiente ditam o ritmo. Enquanto a via entre Maputo e Cidade do Cabo aguardam um possível regresso, a companhia concentra-se em fortalecer as suas raízes, operando numa rede que sirva, antes de tudo, o coração do pais
