Matola (O Destaque) – O Partido PODEMOS, principal força de oposição no país, realiza de hoje até amanhã (25), a sua 11ª Sessão do Conselho Central, um encontro que vai definir o rumo da organização para os próximos anos.
Durante dois dias de debates na cidade da Matola, província de Maputo, os compatriotas vão aprovar importantes resoluções e elegeram o novo Secretário-Geral que conduzirá o partido no actual ciclo político, em substituição do Sebastião Mussanhane, que cessa funções, depois de ter sido eleito deputado na Assembleia da República.
Um dos que concorrer ao cargo de Secretário-geral é Alberto Ferreira.
Na ocasião, o Presidente do Partido Optimista para Desenvolvimento de Moçambique (PODEMOS), Albino Forquilha destacou o perfil que se pretende do novo número 2 desta força.
“O novo Secretário-Geral deve trazer uma visão clara para fortalecer nossa sustentabilidade programática, institucional e financeira para os próximos anos“, afirmou Albino Forquilha.
Para alem da eleição, a sessão servirá de oportunidade aprovação definitiva do programa de formação política conhecido como “Escola do PODEMOS”, que será implementado em todas as províncias do país.
“Todo militante deve compreender profundamente nossa razão de existir como organização política“, esclareceu Forquilha, tendo acrescentado que: “Queremos construir um partido de militantes conscientes, não de seguidores cegos. A formação política é o alicerce para uma oposição responsável e propositiva.“
Num momento crucial para o país, com o Diálogo Político Nacional em curso, o PODEMOS reafirmou seu compromisso com uma oposição construtiva.
“Nossa missão é oferecer alternativas concretas para os desafios nacionais. Temos o compromisso de representar os anseios dos moçambicanos que buscam mudanças profundas no país, sempre através de meios democráticos e institucionais “, declarou Forquilha.
Durante a sessão será igualmente, aprovado o Plano Quinquenal 2025-2030, que estabelece as diretrizes estratégicas para o fortalecimento do PODEMOS.
O partido prepara-se para realizar em breve uma sessão de formação intensiva na cidade da Beira, destinada a capacitar quadros em todo país.
