Manica(O Destaque)-O Presidente da República,Daniel Chapo, recebeu hoje, na cidade de Chimoio, um donativo do Zimbabwe em apoio às vítimas dos ciclones Chido, Dikeledi e Jude, que atingiram Moçambique entre o fim de 2024 e início de 2025. O apoio foi entregue pessoalmente pelo Presidente do Zimbabwe, Emmerson Mnangagwa, que está em Moçambique numa visita de solidariedade.
Na sua intervenção, Chapo destacou a histórica irmandade entre os dois países, lembrando que o Zimbabwe já havia apoiado Moçambique em 2022, com doações de alimentos para as vítimas do terrorismo em Cabo Delgado. “Este gesto não é de hoje. Vem desde os tempos da luta pela nossa libertação. Somos povos irmãos, com a mesma cultura e os mesmos valores”, afirmou.
Os ciclones Chido, Dikeledi e Jude causaram mais de 300 mortes e afectaram mais de dois milhões de pessoas em várias províncias, incluindo Cabo Delgado, Niassa, Nampula, Zambézia e Tete. O donativo do Zimbabwe, composto por diversos bens, será distribuído pelo Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Calamidades (INGD) às zonas mais afectadas.
O chefe de Estado reforçou ainda a parceria estratégica entre os dois países, destacando cooperação em áreas como economia, infraestruturas, energia e segurança. “Estamos juntos no caminho para a independência económica e para melhorar a vida dos nossos povos”, disse. O Presidente Mnangagwa, que também é o actual presidente em exercício da SADC, reafirmou o compromisso do Zimbabwe em apoiar Moçambique, sublinhando o
