Maputo (O Destaque) -A cidade de Maputo deu um passo “renhido” na prevenção do cancro do colo do útero com o relançamento da Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV (Papiloma Vírus Humano). A cerimónia decorreu esta segunda-feira, 29 de Setembro, na Escola Secundária Eduardo Mondlane, no distrito municipal de KaMavota.
O acto foi dirigido pela directora do Serviço de Saúde da Cidade de Maputo, Dra. Paloma Tatiana Maripiha, que destacou os ganhos já alcançados e os desafios que ainda se impõem. “Só no primeiro semestre deste ano, conseguimos vacinar 100.758 meninas. Agora, o desafio é superarmos esta marca, com o envolvimento redobrado de todos os actores sociais”, frisou.
O evento contou com as boas-vindas do administrador distrital, Lomelino Matavele, que saudou a iniciativa do Ministério da Saúde e agradeceu por KaMavota ter sido escolhido como palco do lançamento provincial da campanha.
A cerimónia contou ainda com a presença da Dra. Emília Cumaquela, directora municipal de saúde, em representação da vereadora Dra. Alice de Abreu, bem como da equipa técnica de Saúde Pública, direcção da escola, professores e estudantes.
A directora Paloma Maripiha fez questão de reconhecer o envolvimento da sociedade na implementação da campanha: “Agradecemos às comunidades, encarregados de educação e líderes religiosos, que têm sido fundamentais na mobilização e sensibilização das famílias para esta causa”.
A campanha tem como objectivo reforçar a imunização de raparigas em idade escolar e sensibilizar a população sobre a importância da prevenção precoce do cancro do colo do útero, um dos mais mortais entre as mulheres em Moçambique.
