O Governo acaba de anunciar uma redução generalizada nas tarifas de portagem em todo o país, com efeitos imediatos na manhã de hoje (15).
A medida que abrange estradas concessionadas e pontes estratégicas, visa aliviar o custo de vida e impulsionar a economia nacional.
Carros particulares denominadas de classe 1 vão passar preço cai de 40mt para 30mt em portagens como Maputo, Estrada Circular e Dondo na (N6).
Já o transporte público, em particular os semi-colectivos saem de 15mt para 5mt Maputo e de 10mt para 5mt na Circular de Maputo.
Entretanto os autocarros de classe 2, a queda é 51mt para 17mt na portagem de Maputo e de 35mt para 25mt na Circular e os articulados a redução é drástica de 380mt para 130mt nas portagens que estão inseridas ao longo da Estrada Circular de Maputo.
Na ponte Maputo–Katembe a travessia passar a ser um pouco mais barata para transportadores 50mt para 40mt e já os usuários residentes noutro lado da baía passam a apagar 100mt, ao invés dos anteriores 125mt.
Segundo o Governo a medida visa beneficiar milhares de pessoas e empresas, reduzindo custos de deslocação e transporte de bens. A demais, o Governo reforça que esta acção faz parte de um plano integrado para estimular a actividade económica e responder às preocupações dos cidadãos.
Os gestores das estradas vão divulgar as novas tarifas e manter diálogo com os utentes para garantir transparência.
