Cai Director associado ao escândalo dos tractores

Maputo (O Destaque) – Fernando Andela já não é mais Director Nacional dos Transportes. O dirigente foi afastado do cargo. O Conselho de Ministros aprovou por sua ida à Agência Metropolitana dos Transportes, onde vai ser Presidente do Conselho de Administração (PCA).

Mestre em Estudos de Desenvolvimento, quadro do Ministério dos Transportes, há algum tempo, Andela foi Director das Infraestruturas na província de Maputo, até ser indigitado, por Mateus Magala, Director Nacional dos Transportes e Segurança, em Dezembro de 2024.

Andela conseguiu sobreviver até à entrada de João Matlombe, mas foi sol de pouca dura. Ficou apenas sete meses no cargo e, agora, vai chefiar uma “pequena” agência e sem qualquer expressão de relevo, desde a sua criação, em 2017. É que a Agência Metropolitana de Transportes, cujo principal objectivo é planear e gerir os serviços dos transportes públicos colectivos de passageiros, entre as cidades de Maputo, Matola e vilas de Marracuene e Boane, não conseguiu, até agora, criar um sistema eficaz de bilhetica, pelo menos, conforme consta entre os seus objectivos.

O afastamento de Andela pode ter que ver com o escândalo dos tractores que está a abalar o Ministério. Andela foi um dos principais organizadores do encontro “off the record” que ocorreu no edifício do Fundo de Estradas, no qual houve alegada tentativa de se “massagear” jornalistas e comentadores de televisão, face a avalanche de críticas devido a aquisição de 400 tractores destinados ao transporte de pessoas, nas zonas rurais.

O Destaque sabe de fontes que há ainda previstas mais “quedas” nos próximos dias, no actual Executivo. Só não se sabe se nessa leva do Ministério dos Transportes vai também o titular João Matlombe, a quem alguns têm exigido o seu afastamento do cargo, devido à polémica ora em alusão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *