Maputo (O Destaque)- O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, iniciou hoje uma visita de trabalho de dois dias à República de Angola, a convite do seu homólogo angolano, João Lourenço. A visita que se estende até sábado, visa fortalecer os laços bilaterais entre os dois países e explorar nova cooperação, com um foco particular no sector económico.
A visita de Chapo a Luanda representa uma oportunidade para aprofundar as relações históricas entre Moçambique e Angola. A agenda inclui conversações oficiais entre os dois Chefes de Estado, onde serão discutidos temas de interesse mútuo, abrangendo desde a cooperação bilateral até questões de relevância regional, continental e internacional.
O principal objectivo da visita é impulsionar a dinâmica da cooperação bilateral, identificando e explorando novas áreas de colaboração, com ênfase no domínio económico.
A busca por parcerias estratégicas e o estímulo ao investimento recíproco são prioridades para ambos os países.
A delegação moçambicana, liderada pelo Presidente Chapo, é composta por um grupo de ministros e altos quadros do governo, refletindo a importância e a abrangência dos temas a serem discutidos. Integram a comitiva a Ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria Manuela dos Santos; o Ministro dos Recursos Minerais e Energia, Estevão Pale; o Ministro da Economia, Basílio Muhate; o Ministro dos Transportes e Logística, João Matlombe; o Secretário de Estado do Tesouro e Orçamento, Amílcar Tivane; e outros quadros da Presidência da República e de diversas instituições do Estado.
A visita de Daniel Chapo a Angola sinaliza o compromisso de Moçambique em fortalecer os laços com os países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) e em promover a integração económica regional.
