Maputo (O Destaque) – Depois de uma digressão política pela Europa, onde alertou para possíveis planos de detenção contra si, Venâncio Mondlane regressou esta segunda-feira ao país. O político pisou o solo pátrio pelo Aeroporto Internacional de Mavalane, reafirmando que está “pronto para enfrentar tudo”.
“Estou a 150% preparado para tudo”, declarou Mondlane à imprensa, numa recepção marcada por apoiantes e olhares atentos. Afirmou ainda que o seu regresso não foi feito às escondidas e que cumpriu os trâmites exigidos pela justiça. “Eu informei da minha saída. Isso foi feito por questões de transparência”, garantiu.
Questionado sobre uma eventual detenção, Mondlane revelou que tem uma notificação da Procuradoria-Geral da República. “Tenho uma notificação para comparecer amanhã, às 10 horas, na PGR, para tomar conhecimento dos recursos apresentados. Mas tal como disse no dia 9, estou psicologicamente preparado para tudo e a todos os níveis”, sublinhou. E reforçou: “Esta é uma missão. Esta é a minha cruz. Estou pronto para tudo.”
Durante a sua estadia na Europa, Mondlane reuniu-se com forças políticas de diferentes ângulos “Encontrei-me com representantes da esquerda e da direita. Foram encontros de grande relevo”, afirmou. Sobre a ausência de um encontro com o Presidente português, comentou com humor: “É pena. Então, eu diria aqui: ‘meteste água, irmão”, brincou.
Já sobre os pronunciamentos recentes do Presidente da República, Daniel Chapo, Venâncio mostrou-se céptico: “Há testemunhas. E vocês, jornalistas, podem averiguar junto das mesmas figuras.”

VM7 é único presidente que foi escolhido polo povo moçambicano