EXXONMOBIL BUSCA PRESTADORES DE BENS SERVIÇOS MESMO DIANTE DA INSEGURANÇA

EXXONMOBIL BUSCA PRESTADORES DE BENS SERVIÇOS MESMO DIANTE DA INSEGURANÇA

Maputo (O Destaque) – A ExxonMobil procura fornecedores locais e internacionais para prestação de bens e serviços no projecto Rovuma LNG, apesar da insegurança, na província de Cabo Delgado.

Para o efeito, houve hoje um encontro para promover o propósito. O evento, que teve lugar esta terça-feira, em Maputo, visava capacitar e dotar de ferramentas as empresas nacionais na prestação de bens e serviços para uma possível integração dessas no projecto.

“Este é um evento que tem como objectivo informar sobre oportunidades no Projecto, mostrar aos fornecedores locais quais são oportunidades de parcerias. A importância das especificações técnicas que Projecto exige para que as empresas nacionais possam ser capazes de concorrer em pé-de-igualdade com as internacionais”, revelou Armando Afonso, Director de Relações Publicas e Assuntos Governamentais na ExxonMobil, em declarações à imprensa.

Segundo o responsável pelas Relações Publicas e Assuntos Governamentais da multinacional, o evento visava, igualmente, criar uma oportunidade de networking entre as empresas nacionais e internacionais nessa vertente de fornecimento de bens e prestação de serviços na indústria de petróleo e gás, por tratar se de um fenómeno novo para as empresas moçambicanas.

“Fazer com que haja a buscar de parcerias entre as empresas moçambicanas e estrageiras, porque como se sabe, Moçambique nesta na fase inicial de seu processo de desenvolvimento da industrial petrolíferas e as ideias provenientes nesse network, vão contribuir para melhor afirmação nas empresas nacionais, dada a exigência dessa indústria”, ressaltou Armando Afonso.

Já o Governo, representado pelo Presidente de Conselho de Administração do Instituto Nacional de Petróleo (INP), Nazário Bangalane, afirmou que o momento constitui uma enorme oportunidade para os fornecedores locais mostrar suas capacidades, o que poderá contribuir para que, facam parte do Projecto e a medio ou longo prazo possam permitir que haja mais de oportunidades de emprego em resultado da sua contratação.

O processo de capacitação de empresas que pretendem ser adjucadas para prestação de serviços ao Projecto Rovuma LNG, arrancou e conta com mais de 4.000 mil empresas inscritas, entre nacionais e internacionais, sendo que, o anúncio final das que ganharão a corrida será feito em 2026. Das empresas concorrentes, destacam-se as do sector da segurança, saúde, meio ambiente, limpeza, catering entre outras.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *