Machava, Matola (O Destaque) – O Instituto Médio de Ciências e Gestão (IMGC) lançou no mercado mais de uma centena de novos técnicos de saúde, reforçando assim o capital humano do sector na província de Maputo. A primeira cerimónia de graduação de 124 profissionais de saúde, dos quais 109 sã⁸o mulheres, decorreu na sexta-feira, 9 de maio, no Posto Administrativo de Machava.
Os recém-graduados foram formados nas áreas de Enfermagem Geral, Saúde Materno-Infantil e Técnicos de Medicina Geral. A Directora do Serviço Provincial de Assuntos Sociais (SPAS), Maria de Lurdes Brige, desafiou os novos técnicos a servirem os utentes com qualidade, responsabilidade, dedicação, atenção, zelo e carinho, qualidades que, segundo ela, foram observadas durante o seu período de formação.
Brige destacou que o Governo tem implementado, desde 2006, uma Reforma da Educação Profissional com o objetivo de alinhar a formação profissional às demandas do mercado de trabalho. Esta reforma visa uma formação baseada em padrões de competências e qualificações modulares e flexíveis, oferecida por uma rede de instituições de educação profissional.
“Acreditamos que a prestação de serviços de boa qualidade, o elevado sentido de responsabilidade, dedicação, atenção, zelo e carinho pelos utentes foram observados durante o período da vossa formação. Testemunhamos hoje a graduação de 124 formandos… um marco no processo de formatação do capital humano no subsistema do Ensino Técnico Profissional, em cumprimento do lema que se resume em: Formar o Formando para Saber Fazer”, frisou a dirigente.
A Directora do SPAS também informou que a Província de Maputo conta atualmente com 10 instituições de investigação focadas em diversas áreas cruciais como Etnobotânica, Tecnologias Agrárias, Zootecnia, Tecnologias de Informação e Comunicação, Saúde, Pesca e Sócio-cultural.
A cerimónia de graduação do IMGC foi marcada por diversas intervenções, um momento cultural e a entrega dos certificados. Contou com a presença da Directora do SDSMAS da Matola, Cilizância Muchanga, representando o Administrador distrital, pais e encarregados de educação, entre outras individualidades. Este evento representa um importante passo para o reforço dos serviços de saúde e o desenvolvimento do capital humano na província de Maputo.
