INSS promove adesão de músicos de Maputo ao sistema de segurança social

Maputo (O Destaque) — A delegação do Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) na cidade de Maputo reuniu, recentemente, mais de uma centena de músicos, representantes da velha e da nova geração, num seminário dedicado à promoção da protecção social no sector cultural.

O encontro, com a duração de um dia, teve como principal objectivo sensibilizar os artistas para a importância de se inscreverem no sistema de segurança social e de efectuarem contribuições regulares. A iniciativa pretende assegurar que os profissionais da música possam beneficiar de protecção em diferentes fases da vida, incluindo situações de doença, invalidez, maternidade, velhice e morte, garantindo igualmente o amparo dos seus dependentes.

Na ocasião, a delegada do INSS na capital, Hortência Mucambe Banze, sublinhou a relevância da inclusão dos trabalhadores das artes no sistema, destacando que muitos profissionais do sector actuam no informal, o que os torna mais vulneráveis do ponto de vista social.

Durante o seminário, foram também apresentadas as principais prestações asseguradas pelo INSS aos seus contribuintes. Como forma de incentivo, três músicos já inscritos e com contribuições regularizadas foram contemplados, através de sorteio, com guitarras, numa acção simbólica destinada a encorajar outros artistas a aderirem ao sistema.

A iniciativa insere-se num conjunto de acções contínuas do INSS voltadas à inclusão de diferentes grupos profissionais, com particular enfoque no sector informal, visando reforçar a protecção social e promover maior segurança no futuro dos trabalhadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *