Kenmare reitera compromisso de investimento para desenvolvimento mineiro

Maputo (O Destaque) – O Presidente da República, Daniel Chapo, recebeu em audiência na Presidência da República, o Diretor-Executivo da Kenmare, Tom Hickey. Durante o encontro, Hickey reiterou o compromisso da empresa irlandesa em continuar a investir em Moçambique nas próximas décadas, destacando o impacto económico, social e fiscal das operações da mineradora na província de Nampula.

Falando à imprensa no final da audiência, Tom Hickey descreveu o encontro como uma oportunidade para reforçar os laços entre a Kenmare e o Governo moçambicano.

 “Tivemos a oportunidade de conhecer o Presidente hoje para discutir a história da Kenmare em Moçambique e nossos investimentos planeados para o futuro e como planeamos continuar a investir no país durante as próximas décadas”, afirmou Hickey.

O CEO da Kenmare sublinhou que a empresa pretende manter os actuais postos de trabalho e continuar a gerar receitas fiscais e de royalties para o Estado.

 “Esperamos continuar a empregar mais de 1.700 pessoas, continuar a gerar rendimentos de imposto e de royalties para o governo e continuar a investir em desenvolvimento económico, social e educacional em torno da nossa mineração em Moma”, detalhou Hickey.

Tom Hickey elogiou a abertura e o conhecimento demonstrados pelo Presidente Daniel Chapo durante o encontro, salientando a experiência do Chefe de Estado na província onde a Kenmare desenvolve as suas actividades.

O Presidente Chapo demonstrou profundo conhecimento do nosso sector. Como ex-governador de Nampula, ele conhece pessoalmente nossas operações em Moma”, afirmou, acrescentando: “Sua visão sobre o papel do sector privado no desenvolvimento nacional é inspiradora”. 

Hickey valorizou ainda a visão do Presidente da República sobre o papel do sector privado no desenvolvimento nacional.

Ele tem uma grande ideia de como empresas como a Kenmare podem investir para o país, para a nação e o valor que podemos trazer e apreciamos muito isso”, afirmou o Diretor-Executivo.

A Kenmare Resources, fundada na Irlanda, opera em Moçambique há mais de quatro décadas e é uma das principais produtoras mundiais de minerais pesados extraídos de areias, utilizados em pigmentos industriais.

Nosso desejo é que Moçambique realize plenamente o potencial dos seus recursos naturais, criando mais empregos e prosperidade para seu povo”, concluiu o CEO. 

A Kenmare Resources é detentora de uma das maiores minas de minerais pesados do mundo e contribui com cerca de 3% do PIB industrial de Moçambique. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *