LUANDA JUNTA KINSHASA E KIGALI NA BUSCA PELA PAZ NA RDC

Maputo (O Destaque) – O Presidente Angolano, João Lourenço, vai mediar essa terça-feira, em Luanda, a ronda de negociações para um possível cessar-fogo, no leste da República Democrática do Congo (RDC).

Está a desenrolar-se uma semana crucial para o conflito em curso no leste do Congo, com importantes conversações de paz agendadas entre a República Democrática do Congo (RDC) e o grupo armado M23.

Esta reunião está a decorrer sob a mediação do Presidente de Angola, João Lourenço, que tem estado na linha da frente dos esforços para trazer a paz à região. O apelo de Lourenço para um cessar-fogo no leste da RDC entrou em vigor no domingo, 16 de março, acrescentando urgência às negociações.

As negociações representam um passo significativo para a resolução do conflito, com o Presidente da RDC, Félix Tshisekedi, e o Presidente Lourenço a trabalharem em conjunto para encontrar uma solução pacífica. No entanto, os detalhes das discussões planeadas, como a composição e o nível da delegação da RDC, permanecem incertos.

O M23 foi convidado a participar, tendo o líder político Bertrand Bisimwa recebido o convite oficial. No entanto, várias fontes indicam que o M23 aguarda garantias de segurança antes de confirmar a sua presença.

As negociações de paz estão a decorrer juntamente com um cessar-fogo que entrou em vigor à meia-noite de 16 de março. Esta trégua foi anunciada pelos mediadores no sábado, mas houve relatos contraditórios sobre a sua aplicação. Foram relatados conflitos e bombardeamentos em áreas como Masisi, Walikala e Minenbwe, mesmo com ambos os lados a reconhecerem oficialmente o pedido de cessar-fogo.

As autoridades governamentais da RDC reafirmaram o seu compromisso com o cessar-fogo, mas enfatizaram a sua responsabilidade de proteger os civis em caso de agressão.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *