Maputo (O Destaque) – Arrancou esta quarta-feira, I Sessão Ordinária da Assembleia da República, pertencente a X Legislatura, um acto solene que foi dirigido pela presidente da magna casa do povo, Margarida Talapa, que durante o seu discurso pediu aos deputados das quatro bancadas, para que, coloquem os interesses da noção no topo da agenda e que se tornem em representantes exemplar do povo na pacificação do país.
Pela primeira vez, depois da introdução do monopartidariíssimo (30 anos) a Assembleia da República é composta por quatro bancadas, nomeadamente, Frelimo, Podemos, Remano e MDM, dai que Margarida Talapa reafirmou a necessidade de haver comprometimento: “Vamos apostar em colocar o parlamento a altura das suas responsabilidades constitucionais e regimentais, garantindo a confiança do cidadão, a qualidade da produção legislativa e a fiscalização. A cooperação interinstitucional, reforço da diplomacia parlamentar e mais. Coloquemos os interesses da nação em primeiro lugar e sejamos exemplo da pacificação da família moçambicana”, apelou Talapa, durante o seu discurso e pediu ainda “foco e dinamismo” para que Assembleia da República torne-se numa plataforma comum na defesa dos interesses de todos moçambicanos.
A sessão ordinária tem um rol de vinte e seis matérias, mas o destaque vai para o plano económico e social e orçamento do estado para este ano, a Informação Anual do Procurador-Geral da República; a resolução que elege os membros do Conselho do Estado e sessão de perguntas e informações do governo.
A cerimónia solene de abertura foi marcada pelos chefes das quatro bancadas parlamentares.
