Nampula (O Destaque) – O Presidente do Conselho Municipal da Cidade de Angoche, Abibo Rajabo, assegurou que a urbe portuária vai registar uma transformação radical nos próximos dois anos. O plano de renovação assenta na atracção de novos investimentos privados, reabilitação de infraestruturas públicas e implementação de projectos de emancipação social direccionados para a camada jovem.
Em declarações à imprensa, Rejabo reconheceu as actuais assimetrias e dificuldades que fustigam o município, mas rejeitou qualquer postura de complacência ou resignação perante as adversidades. “A vida pautada por dificuldades não é uma vida digna. É precisamente perante este cenário que devemos imprimir uma nova dinâmica operacional para vencer os estrangulamentos”, vincou o edil.
No pacote de realizações em curso, o chefe da autarquia destacou o programa de habitação para a juventude, consubstanciado na parcelação e disponibilização de talhões no bairro de Jorhara, numa zona estratégica em frente ao Diamante de Maristo. Nesta primeira fase, cerca de 50 terrenos já foram devidamente demarcados, encontrando-se o processo na etapa técnica de alinhamento urbanístico e planificação das vias de acesso.
Outro assunto que dominou a agenda do edil foi a controversa introdução da taxa municipal sobre os ciclistas, medida que gerou debates nas plataformas digitais. Sobre a matéria, Abibo Rejabo foi categórico ao clarificar a filosofia fiscal da autarquia “As taxas municipais não visam meramente o incremento robusto das receitas, mas sim a consagração do civismo e da presença institucional do município. O munícipe que contribui sente-se parte integrante do tecido social e consciente do seu papel no desenvolvimento da sua terra”.
O timoneiro de Angoche sublinhou ainda que a região vive um momento histórico no xadrez económico nacional, impulsionado pela iminente chegada de um investimento multinacional para a edificação de um complexo portuário especializado, a par do prosseguimento das pesquisas de hidrocarbonetos na bacia sedimentar local. “Angoche está a dar o seu melhor em prol do seu povo. A moldura de investimentos está a ser progressivamente ampliada”, enfatizou.
Num tom de manifesto optimismo, o Presidente do Conselho Municipal desafiou os munícipes e a sociedade civil a registarem a imagem actual da cidade para, posteriormente, a confrontarem com a realidade que emergirá daqui a dois anos. “Verão que os alicerces que começámos a edificar hoje reflectirão um município muito melhor e resiliente no futuro”, prometeu.
Para a liderança municipal, Angoche encontrou o rumo do progresso e o processo de metamorfose socioeconómica é já irreversível.
Fonte: Tv Angoche e JOSTV
