CHAPO ACREDITA EM LAÇOS EXTERNOS E NÃO EM UM POSSÍVEL DIÁLOGO COM “VM7”

Maputo (O Destaque) – O país está debaixo de manifestações pós-eleitorais, onde há cruzamento de ideias entre o possível diálogo de Venâncio Mondlane e Chapo, curiosamente, o Presidente Chapo confiou novos Embaixadores e Discute Cooperação Estratégica.
Daniel Chapo, formalizou um laço e acredita em três novos embaixadores em Moçambique, provenientes da Finlândia, Vietname e Ucrânia. As cerimónias de entrega de Cartas Credenciais seguidas de encontros bilaterais onde se debateram prioridades de cooperação.

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Maria dos Santos Lucas, detalhou à imprensa os principais pontos das discussões. Com a Finlândia, foi apontando o histórico de relações bilaterais e identificadas áreas prioritárias como a educação técnico-profissional, onde o país europeu se comprometeu a apoiar a formação de jovens moçambicanos para o mercado de trabalho. A digitalização também emergiu como um foco central, com a Finlândia a manifestar interesse em auxiliar na modernização da administração pública e no desenvolvimento tecnológico de Moçambique. Adicionalmente, foram exploradas oportunidades de colaboração nos sectores da agricultura e inovação.

No encontro com a República Socialista do Vietname, a ministra sublinhou a já existente cooperação na área da educação técnico-profissional e vocacional, que mereceu destaque por parte do Presidente Chapo. O Vietname expressou igualmente o desejo de expandir a colaboração no domínio da agricultura e de participar no processo de digitalização da administração moçambicana. O sector privado vietnamita, com presença no país, demonstrou intenção de aumentar os investimentos nos sectores de recursos minerais e agricultura.

Relativamente à Ucrânia, Maria dos Santos Lucas enfatizou o histórico contributo do país na formação de quadros moçambicanos, tanto a nível militar quanto académico, reiterando o compromisso ucraniano com a educação de moçambicanos mesmo no contexto do conflito em curso. A produção de cereais, área de reconhecida expertise da Ucrânia, foi outro ponto de relevo, com o embaixador a manifestar interesse em colaborar com Moçambique neste sector agrícola.

No término dos encontros, o Presidente Chapo partilhou com os diplomatas informações sobre as reformas em curso no país e apelou ao apoio dos países da União Europeia, incluindo a Finlândia, para a promoção de um diálogo inclusivo em Moçambique. O Chefe de Estado também expressou o seu agradecimento pelas mensagens de felicitação enviadas pelos seus homólogos dos três países aquando da sua eleição para a Presidência da República. De recordar que na tomada de posse poucos países estiveram na envergadura.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *