Maputo (O Destaque) – O Presidente Chapo apresentou, em discurso detalhado, o balanço dos seus primeiros 100 dias de governação, destacando o cumprimento de 96% do plano de acções de impacto, com 25% das metas superadas. O discurso, marcado por um tom de prestação de contas e visão de futuro, enfatizou a estabilidade social e política como prioridade, e a construção de um Moçambique inclusivo e próspero.
Para o Chefe de Estado, dos 96 indicadores do plano, 92 foram cumpridos, com 24 deles (25%) superando as metas estabelecidas. Adicionalmente, 10 acções não previstas no plano foram realizadas.
Segurança e Estabilidade: Revitalização de 491 Conselhos Comunitários de Segurança e criação de 118 novos, além da aquisição de uma embarcação para vigilância costeira.
Cooperação Internacional: Mobilização de milhões de dólares em apoio financeiro e material de países como China, Japão, Líbia e Brasil, para projectos de desenvolvimento e resposta a emergências.
Economia e Finanças: Criação do Fundo de Garantia Material e do Fundo de Reabilitação Económica, e lançamento de linhas de crédito para pequenas e médias empresas. Início do processo de criação do Banco de Desenvolvimento de Moçambique.
Desenvolvimento Social: Distribuição de kits de insumos agrícolas e de pesca, estabelecimento de unidades de aquacultura, e financiamento de projectos juvenis geradores de emprego.
Infraestruturas: Manutenção de estradas, construção de represas, sistemas de abastecimento de água e sanitários, e reabilitação de infraestruturas danificadas por ciclones.
Educação e Saúde: Alocação de fundos para escolas, certificação de jovens graduados, distribuição de refeições escolares, e realização de cirurgias para reduzir filas de espera.
Outrossim, a transformação digital, distribuição de computadores portáteis para estudantes carenciados, implementação do projecto “Internet para Todos” e digitalização de escolas em áreas rurais.
No panorama jurídico: justiça e Construção e reabilitação de tribunais, campanhas registo civil, e capacitação de reclusos para reintegração social.
Combatentes: Financiamento de projectos de inserção econômica e atribuição de bolsas de estudo para filhos de combatentes.
Foi também proposto o diálogo nacional inclusivo, assinatura do compromisso político para um Diálogo Nacional Inclusivo, com encontros realizados com antigos candidatos presidenciais.
Visão de Futuro
O Presidente Chapo reafirmou o compromisso de construir um Moçambique inclusivo, próspero e economicamente emancipado destacando a importância da união e do trabalho conjunto para superar os desafios, enfatizou que as acções dos primeiros 100 dias s apenas o início de uma jornada contínua, com a promessa de renovação diária do compromisso com o povo moçambicano.
Desafios e Próximo Passos:
O presidente reconheceu os desafios remanescentes, incluindo a reestruturação da Linhas Aéreas Moçambique (LAM), e a necessidade de continuar a trabalhar para o desenvolvimento do país, tendo concluído o seu discurso com um apelo à participação toda moçambicanos na construção de um futuro melhor.
