Covid-19 ataca “fábrica de homem” vírus invade testículos e rouba testosterona para se multiplicar, o estudo deixa homens em alarta! 

Maputo(O Destaque)-Pesquisa da Unesp e USP revela que o SARS-CoV-2 sequestra células dos testículos, desvia colesterol e pode deixar homens com hormônios em baixa entenda o perigo. 

A Covid-19 já fez de tudo: derrubou pulmões, atacou o cérebro, causou fadiga eterna e até deixou cabelo caindo. Mas agora os cientistas descobriram mais uma arma secreta* do vírus: ele invade os testículos, rouba a testosterona e ainda usa o colesterol do homem para se multiplicar! 

um estudo da Universidade Estadual de São Paulo (Unesp) e da USP, publicado com apoio da Fapesp, mostrou que o SARS-CoV-2 não só infecta as células dos testículos como “sequestra” a fábrica de hormônio masculino para fazer cópias de si mesmo. E o pior? Isso pode explicar por que muitos homens com Covid-19 grave ficam com a testosterona lá no chão! 

“Vírus vira ladrão de hormônio” Como a Covid ataca os testículos 

  Os pesquisadores usaram camundongos transgênicos e descobriram que o vírus invade as células de Leydig justamente as que produzem testosterona e desvia o colesterol (matéria-prima do hormônio) para se replicar. Ou seja: enquanto o homem luta para respirar, o vírus está lá “comendo” seus recursos como um parasita. 

O vírus não só entra nas células testiculares como manipula o metabolismo delas para seu próprio benefício”, explicou um dos cientistas. Queda nos níveis de testosterona e possivelmente até no colesterol, o que pode afectar energia, libido e até saúde cardiovascular. 

“Homem com Covid grave fica fracassado” O risco da testosterona baixa 

Já se sabia que homens com Covid-19 grave muitas vezes tinham níveis reduzidos de testosterona, mas ninguém entendia direito o motivo. Agora, a pesquisa sugere que o vírus suga os nutrientes dessas células, deixando o corpo em desequilíbrio. 

Isso pode explicar por que alguns recuperados da Covid reclamam de cansaço extremo, falta de desejo sexual e até depressão”, alertou um especialista. O vírus não só mata, como pode “castrar quimicamente” os sobreviventes. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *