Cabo Delgado (O Destaque) – Três soldados das Forças de Defesa do Ruanda foram mortos numa emboscada armada por insurgentes no norte de Cabo Delgado.
A emboscada ocorreu no último sábado, num ataque que também resultou no rapto de três mulheres, incluindo uma adolescente. O massacre ocorreu após uma incursão terrorista na aldeia de Ntotwe, localidade que está a 20 km de Mocímboa da Praia.
Os insurgentes invadiram Ntotwe, raptando três mulheres, entre elas uma adolescente. Segundo relatos de fontes locais, na tentativa de perseguição os soldados ruandeses caíram numa armadilha noturna, que culminou na morte de três militares.
Duas das mulheres raptadas, aparentemente irmãs, foram libertadas. Já a adolescente continua nas mãos dos terroristas gerando preocupação no seio da localidade.
“Sim, de verdade, aconteceu. Mandaram-me fotos de ruandeses mortos. O que aconteceu foi que, depois que os terroristas chegaram aqui em Ntotwe, as forças ruandesas foram no encalço deles, mas depois sofreram uma emboscada. Isso aconteceu no sábado. Eles seguiram à noite e, então, morreram três militares ruandeses”, relatou uma mulher à Zumbo FM.
A região, dominada pela insurgência desde 2017, segue sendo palco de ataques brutais, com milhares de deslocados e centenas de mortos. A presença de tropas ruandesas e parte da missão militar regional não tem sido suficiente para conter a violência.
