Cabo Delgado (O Destaque) – Pelo menos doze terroristas foram abatidos pelas Forças de Defesa e Segurança (FDS) de Moçambique durante uma emboscada no distrito de Montepuez, província de Cabo Delgado.
A operação que demonstra a crescente eficácia das FDS na região, ocorreu enquanto o grupo de insurgentes regressava de uma tentativa de desestabilização na província do Niassa.
A informação foi avançada pelo site Defesa de Moçambique, indicando que os insurgentes foram surpreendidos pelas forças moçambicanas.
O mais recente relatório do projeto Cabo Ligado, da ACLED, publicado a 15 de junho, detalha que a eliminação dos terroristas aconteceu a 3 de junho, entre as aldeias de Nairoto e Ntele.
De acordo com o documento, os insurgentes foram atingidos quando tentavam atravessar a estrada R698.
“O grupo parou para comprar comida perto do rio Messalo, quando foi atacado pelas FADM. A emboscada ocorreu nas proximidades do projecto de extração de ouro da Gemfields, em Nairoto“, refere o relatório.
Este local conhecido pela actividade de extração de recursos, tem sido um ponto de interesse para os grupos terroristas, o que torna a intervenção das FDS ainda mais estratégica.
As Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) têm intensificado as suas operações no norte do país, visando conter a insurgência que assola Cabo Delgado. As autoridades garantem que “As FADM continuarão empenhadas na perseguição e neutralização dos grupos terroristas que assolam a província”.
Esta emboscada representa um golpe significativo para os insurgentes e reforça a determinação das forças em restaurar a segurança e estabilidade em Cabo Delgado, uma província rica em recursos naturais, mas que tem sido palco de ataques terroristas nos últimos anos.
